O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, a Antiga Estação Ferroviária de Garanhuns-PE foi inaugurada em 1887 e faz parte do ramal Garanhuns, um prolongamento da Estrada de Ferro Sul de Pernambuco que faz ligação entre Recife e Alagoas.
A Estação Ferroviária, inaugurada em 1887, faz parte do ramal Garanhuns, um prolongamento da Estrada de Ferro Sul de Pernambuco que faz a ligação entre Recife e Alagoas. A estação funcionou até a década de 1960 e, em 1979, foi restaurada e transformada, a gare, parte central com cobertura que liga a Estação e o Armazém, foi fechada e hoje funciona o Teatro Luiz Souto Dourado. O prédio preserva a arquitetura inglesa do século XIX, está localizada no centro da cidade e funciona como Centro Cultural Alfredo Leite, abrigando exposições e atividades culturais.
Pernambuco foi o segundo estado brasileiro a possuir malha ferroviária e o primeiro do Nordeste. Inaugurada em 28.09.1887, a Estação Ferroviária de Garanhuns, era a última estação ferroviária do ramal sul, a linha que vinha do Recife passava pelas cidades. Antiga Estação de Trem que agora é utilizada para registro da história da cidade.